Construtivas
Financeiras
Jurídicas
Construtoras
Fabricantes
Fornecedores
Construtoras
Empresa Homekit
Cadastro catálogo
Anuncie conosco
Apoio ao cliente
Mapa do Site

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informações Construtivas

 ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS

lareiras    saunas    churrasqueiras e fornos à lenha

  ESCADAS

Se você optou por uma casa em mais de um pavimento é hora de pensar como vai ser a sua escada. O modelo e o tipo de sua preferência devem ser decididos no projeto. Para começar elas podem ser construídas na obra, em concreto ou alvenaria ou podem ser pré-fabricadas.

As escadas pré-fabricadas são muito procuradas porque permitem instalação fácil, maior rapidez e fácil manutenção. As escadas construídas na obra apresentam com principais vantagens o menor custo, uma vez que são construídas com a casa e a liberdade de projetá-la conforme seu desejo.

A escolha do modelo depende, ainda, de outros fatores como o espaço disponível para sua instalação.  De qualquer modo as mais usadas são as retas ou em "I", em “L”,  em “U” ou "J" e helicoidais ou em caracol.

Fonte: Manual de Pequenas Construções - Alvenaria e Concreto Armado, 278. Baud, Gérard. Hemus Livraria Editora Ltda. São Paulo.

Esquema mostrando as diferentes composições de escadas, da esquerda para direita: reta ou em "I", em "L", em "U" e caracol.

As escadas em caracol, ao contrário do que se pensa, são as mais seguras, porque sua curva garante, em caso de quedas, um tombo entre 3 a 4 degraus somente, pois ainda obriga o apoio do corrimão.

As escadas em caracol eram muito usadas em grandes construções, pois com sua forma marcante, eram consideradas verdadeiras obras de arte. Hoje, vêm sendo empregadas em diversos setores, sobretudo nos locais que necessitam ampliar o espaço disponível.

Os modelos mais procurados são em ferro ou aço. Elas podem ser encontradas em dois modelos: com ou sem núcleo (eixo central vertical onde os degraus são apoiados). Em geral, as escadas em caracol são mais estreitas, por isso requerem um cuidado maior quando utilizadas por crianças e idosos.

Fonte: Revista Construção do Começo ao Fim No. 3, 135. Casa Dois Editora. SP, Brasil.

Escada em caracol, metálica e pré-fabricada, com os pisos dos degraus em madeira. É de rápida instalação e necessita de pouco espaço.

 

As escadas retas são muito usadas devido ao conforto e à segurança que oferecem e por permitirem o seu cruzamento. Por ligar dois pavimentos permitem a utilização da área sob os degraus, o que amplia o espaço e as possibilidades de uso. Geralmente são instaladas sob um canto não sendo necessário alterar as dimensões das vigas.

Elas podem ser construídas em madeira, metal ou cimento e permitem uma inclinação confortável aos usuários.

 

Fonte: Revista El Mueble Arquitectura y Diseño No. 5, 35. RBA Revistas SA. Madrid, España.

Escada reta com pisos e espelhos em madeira e corrimão metálico.

Se o seu problema é mesmo de espaço e você pretende utilizar um sótão, por exemplo, as escadas em alçapão são uma boa opção.

Com ela você dispensa o recuo ou qualquer outra distância necessária. Ela é encontrada nos modelos em madeira ou alumínio e podem ser dobradas em “S’” ou sanfona, que deslizam sobre trilhos ou em partes desmontáveis. Sua maior vantagem é a obtenção de uma área totalmente livre para outros fins.

Fonte: Revista Coletânea para Construir a sua Casa, 11. Casa Dois Editora. SP, Brasil

Escada em madeira, com degraus iniciais em leque e lance posterior do tipo alçapão, permitindo a utilização do espaço sob a escada. Arquiteto Fernando Vianna Peres.

As empresas de escadas pré-fabricadas fornecem a estrutura e a montagem, por isso, qualquer que seja a sua opção fique atento ao acabamento de sua escada.

A empresa que fabrica a estrutura não aplica os tratamentos de impermeabilização, pintura ou verniz, não instala carpetes, placas de aço ou madeira ou outros matérias.

Os modelos de escadas pré-fabricadas existentes no mercado são em madeira, concreto ou as metálicas. Esses modelos variam consideravelmente em relação ao custo, à instalação e à manutenção.

  • Escadas em madeira

A madeira é um material nobre e muito resistente. Sua utilização pode conferir ao local um toque de tradição ou de rusticidade, conforme o acabamento utilizado.

Embora muitas vezes, apresentem um custo mais elevado, são uma excelente opção para áreas internas. Entre as madeiras mais usadas estão o ipê, o jatobá e a peroba rosa, que são duras, bem resistentes e não sofrem ataques de cupins. Mesmo as madeiras mais duram devem ser secas em estufas, mas não 100% seco, para não trincar com facilidade. É importante que você procure sempre o apoio de mão-de-obra especializada.

Fonte: Revista Colonial Homes, april 1989, 61. Iowa, USA.

Escada em madeira do século XIX. Os  pisos dos degraus e corrimão são encerrados e os espelhos e balaustres pintados de branco, criando um ambiente mais leve. A proteção do pavimento superior acompanha o corrimão.

  • Escadas metálicas

As escadas metálicas são ótimas tanto para áreas internas quanto externas e apresentam entrega rápida. Possuem grande durabilidade, facilidade de manutenção e são bastante versáteis quanto à decoração do espaço.  No entanto, requerem limpeza e pintura constantes para não enferrujarem.

A instalação das escadas metálicas deve ser perfeita para não apresentar emendas aparentes, por isso evite soldas na obra.

Fonte: Revista El Mueble Arquitectura y Diseño No. 5, 44. RBA Revistas SA. Madrid, España.

Escada metálica com pisos e espelhos em vidros temperados. O corrimão acompanha o gradil de proteção do piso superior.

  • Escadas de concreto

As escadas de concreto apresentam, maior durabilidade e variedade de opções de revestimento. Seu maior problema é a resistência do concreto, pois rachaduras e trincas não podem ser consertadas.

As escadas retas necessitam a colocação de pinos de ferro e os degraus precisam receber uma espécie de mão-francesa para o balanço.

As escadas de concreto são comumente executadas na obra, de acordo com as especificações do projeto. A construção inclui a rampa, a forma da laje com inclinação e desenho da escada na parede e, finalmente a construção dos degraus.

As escadas de concreto podem receber revestimentos variáveis: cerâmicas, pedras, madeira, tapete, etc. Esses revestimentos podem, ainda, se misturar de forma combinada em piso e espelho.

Fonte: Revista Coletânea para Construir a sua Casa, 25. Casa Dois Editora. SP, Brasil.

Escada em concreto pintado de branco, com pisos e espelhos revestidos de tapete colado.

Você, ainda, pode encontrar escadas de concreto pré-fabricadas. Uma boa dica, nesse caso, é solicitar informações sobre a resistência e traço do concreto e ferragem, nota fiscal e garantia.  

  • Escadas pré-fabricadas

As empresas de escadas pré-fabricadas fornecem a estrutura e a montagem, por isso, qualquer que seja a sua opção fique atento ao acabamento de sua escada.

A empresa que fabrica a estrutura não aplica os tratamentos de impermeabilização, pintura ou verniz, não instala carpetes, placas de aço ou madeira ou outros matérias.

Os modelos de escadas pré-fabricadas existentes no mercado são em madeira, concreto ou as metálicas. Esses modelos variam consideravelmente em relação ao custo, à instalação e à manutenção.

Acessórios e normas de segurança

As normas de segurança e conforto para as escadas são várias.

 

O corrimão deve ficar a 90 cm acima dos degraus. Ele é uma importante proteção para os usuários da escada. Existem vários modelos e materiais de acabamento para a confecção de corrimãos como os feitos em madeira, ferro, latão, aço inox e PVC.

 

Fonte: Manual de Pequenas Construções - Alvenaria e Concreto Armado, 289. Baud, Gérard. Hemus Livraria Editora Ltda. São Paulo.

Esquema mostrando o correto dimensionamento e posição de um corrimão para o conforto e segurança.

Para o cálculo das dimensões dos degraus utilize a regra onde a soma de um piso ou passo (p) e das alturas ou espelhos (e) deve variar entre 62 e 65 cm (p + 2e = 62 a 65 cm).

Com isso você terá uma oscilação de 15 a 18 cm para a altura de seus degraus, para áreas internas.

No caso de áreas externas (caminhos no jardim), onde você quer passear com maior tranqüilidade e conforto, procure trabalhar os degraus com alturas menores (8 a 12 cm) ou se preferir e sempre que possível, use rampas, com declividade até 5%, para facilitar o passeio de idosos, deficientes e carrinhos de bebês.

Fonte: Manual de Pequenas Construções - Alvenaria e Concreto Armado, 273. Baud, Gérard. Hemus Livraria Editora Ltda. São Paulo.

Esquema mostrando os diversos elementos que compõem uma escada..

No caso de escadas em caracol com 15 degraus, deverá ser projetado um patamar intermediário para dividir os dois lances, quebrando o balanço provocado pelo excesso de degraus. Não se esqueça que o diâmetro das escadas em caracol deve variar entre 1,40 m e 3,00 m

 

Copyright © 2000 HomeKit Todos os Direitos Reservados.