Review Aqara: Cortina Automatizada – B1

Não muito tempo atrás, Aqara fez uma rodada de crowdfunding para uma atualização de seu motor de cortina original, e o produto resultante é o motor de cortina inteligente Aqara B1. O esforço de crowdfunding foi apoiado por mais de 4.000 pessoas, levantando 3,5 milhões de Yuan (mais de US $ 500.000), superando a meta de crowdfunding do projeto em 844%! Então você pode ver que este foi um projeto de sucesso e um produto altamente desejado. Então aqui hoje temos uma das unidades B1, graças a Aqara, que nos permitiram testar este produto antes de seu lançamento comercial. Já testamos este produto há quase um mês e, para os fins deste artigo, vamos dar uma olhada no produto e em seus recursos comparados e vantagens em comparação com a versão atual.

Frente da caixa
Parte traseira da caixa

A versão de crowdfunding de empacotamento de produtos que as pessoas que apoiaram o produto receberão, que é praticamente a mesma, exceto pelo triângulo marrom no canto, que não é o caso da versão de varejo – então não é grande coisa! O verso do pacote tem, entre outras coisas, o logotipo “funciona com o Mijia”, então você sabe que isso funcionará no aplicativo Mi Home e em outros dispositivos Aqara / Mijia.Antes de prosseguirmos, devemos enfatizar que, atualmente, o dispositivo funcionará apenas com o gateway Mijia, mas como temos uma versão de pré-lançamento, pelo tempo (ou possivelmente logo depois) suporte para o Apple HomeKit (via Gateway Aqara) será adicionado através de um upgrade OTA. Estamos analisando esse entendimento e não queremos que as pessoas assumam que ele está trabalhando com o HomeKit como está hoje quando lançamos a análise, mas considerando que o produto da geração atual / anterior já funciona com o HomeKit, não temos dúvidas de que isso acontecerá. foi dito tanto por Aqara.

Conteúdos da caixa
Fonte de alimentação para carregar a bateria ou manter o motor permanentemente ligado

A embalagem contém o corpo do motor inteligente Aqara, a bateria de lítio para o motor e um adaptador para o plugue tipo A de 100-240V 50 / 60Hz chinês, que também funciona em países que usam plugues tipo A / B (também conhecidos como plugues norte-americanos). Há também um manual, que é todo em chinês, embora provavelmente haverá traduções a tempo para o lançamento internacional, de acordo com os outros dispositivos que eles já lançaram nos últimos 9 meses.

Motor principal com bateria e fonte de alimentação

A principal diferença que você notará imediatamente é que a máquina de cortina inteligente Aqara B1 utiliza uma bateria de lítio junto com a fonte de alimentação (que também atua como um dispositivo de recarga para a bateria. Essa é uma ótima idéia considerando que muitas pessoas – ou construtores para isso). importa – tendem a não pensar em colocar uma tomada de energia perto da janela, no caso de alguém um dia querer ligar um motor de cortina (quanto mais um inteligente), então essa é uma mudança bem-vinda. As células têm uma duração de bateria de até 6 meses, dependendo do uso pessoal. A frente da bateria tem quatro LED indicadores de energia da bateria que mostram aproximadamente quanto carga resta. Após um mês de testes, a bateria ainda está cheia, então é um bom sinal.

Removendo a tampa do conector para bateria removível
Conexão da bateria
Conexão da bateria com bateria recarregável

Na parte inferior da parte do motor da montagem, há uma tampa de plástico, para proteger a interface da bateria. Você simplesmente precisa de uma moeda para girar a tampa inferior 90 graus no sentido anti-horário para abrir a tampa inferior. Depois de desmontar a tampa inferior, você pode ver uma interface dedicada de 4 pinos. Os dois pinos mais externos são responsáveis ​​pelo lado da energia, enquanto os dois pinos internos são responsáveis ​​pela comunicação da bateria e pelo gerenciamento geral da bateria. No meio está a interface do adaptador de energia. Isso é para conexão direta com a fonte de alimentação, já que o motor pode ser alimentado diretamente pelo adaptador de energia sem a necessidade da bateria, se necessário.

eixo do motor no novo modelo B1
Fusos para modelos novos e antigos

A interface de pista, contendo o fuso da máquina cortina, é menor que a geração anterior, como pode ser visto nas imagens acima. Quando a Aqara projetou esse tipo de conector, eles consideraram a compatibilidade com versões anteriores do produto, para que os usuários pudessem se conectar à trilha da geração anterior. No entanto, devido às tolerâncias de rastreamento inconsistentes produzidas por terceiros, você pode encontrar problemas, como ruído excessivo durante o uso e ‘guinchos’ do motor ao parar. Além disso, pode haver um risco de queda do motor quando a tolerância de torque é muito alta. Portanto, se as condições permitirem, recomenda-se substituir as faixas de cortina por aquelas adequadas ao modelo mais novo.

mecanismo de conector nos modelos novos e antigos

O interruptor de trava do motor também melhorou muito no motor mais novo e mais compacto. O motor pode ser destravado com um único empurrão, o que torna a instalação mais conveniente. Embora o design do modelo anterior fosse utilitário e cumprisse seu propósito, o novo design é mais esteticamente agradável.Está tudo no detalhe, certo?

Aqara B1 sem bateria conectada
Comparação lado a lado com modelo antigo (novo modelo inclui a bateria)
extremidades dos modelos novos e antigos

Como mostrado nas imagens acima, o novo motor é muito menor que a geração anterior. Enquanto o corpo é branco e se assemelha a um invólucro de plástico, o corpo é realmente feito de metal devido a considerações de força e ruído. A caixa moldada por injeção e o design compacto do corpo, mesmo se a bateria do motor estiver conectada, ainda não é mais do que a geração anterior e sem a bateria, e conectada diretamente à rede elétrica, é aproximadamente 25-30% menor. 
Apesar de seu tamanho, a máquina de cortina inteligente Aqara é mais potente e tem uma potência nominal de 28W, que é 5W maior do que a geração anterior. Portanto, o B1 tem um torque de 2 Newtons por metro, e o single track suporta um máximo de cortinas de 50KG para atender aos requisitos de energia de revestimentos especiais de pára-sol ou cortinas extra longas.

Motor de cortina Aqara com bateria carregada
fonte de alimentação conectada à bateria, com bateria conectada ao motor
fonte de alimentação ligada ao motor, excluindo a bateria da ‘cadeia’
fonte de alimentação conectada à bateria desconectada, para fins de recarga

O novo design alimentado por bateria traz uma variedade de possibilidades para a máquina cortina inteligente Aqara:

  • Você pode usar a energia da bateria e a energia da bateria é suficiente para você usar por até 6 meses.
  • Você também pode conectar o adaptador enquanto a bateria ainda estiver conectada, para que as cortinas ainda possam ser abertas e fechadas normalmente, mesmo quando a energia da própria fonte de alimentação estiver desligada.
  • Você pode conectar a fonte de alimentação diretamente ao motor da cortina e remover a bateria totalmente da ‘corrente’ se houver uma fonte de alimentação nas proximidades, mas o comprimento do motor, incluindo a bateria, é um problema.
  • Se não houver tomada de cortina perto da cortina, você também pode simplesmente remover a bateria e carregá-lo. Demora cerca de 5 horas, de 0% a 100%. A máquina cortina lembrará a última configuração quando a energia estiver desligada. Ele pode ser restaurado para o estado antes que a energia seja cortada. Pode até ser mais conveniente comprar uma bateria extra, para que você possa trocá-la.

A nova trilha para B1 ainda não foi recebida, então a trilha da geração anterior ainda é usada para testes.Pode-se observar que a máquina de cortina inteligente Aqara B1 ainda pode ser instalada normalmente na geração anterior de trilhos, mas como a nova geração de motores é menor, algumas partes da caixa de transmissão são expostas ao exterior e o ruído da pista é levemente mais alto do que a geração anterior. Dois ruídos do motor também são testados separadamente aqui, e a nova geração de motores tem maior torque e menor ruído. A geração anterior de motores foi relativamente acentuada devido à maior velocidade. O nível geral de ruído pode ser considerado muito, muito ligeiro. Se você quer o máximo prazer, recomenda-se usar a pista silenciosa oficial B1.

Escolha o dispositivo no menu de dispositivos Mi Home
Escolha o gateway (o Aqara Gateway será adicionado)
Opções para abrir a cortina

A instalação, através do aplicativo Mi Home, é bastante direta:

  1. Abra o aplicativo Mijia e clique no botão Add para selecionar Aqara Smart Curtain B1
  2. Selecione o gateway que você deseja emparelhar. (No momento, somente os companheiros de ar-condicionado e os gateways Xiaomi são suportados. Adicionando o gateway Aqara
  3. precisa esperar até que a certificação HomeKit para o novo motor seja passada)
  4. Pressione e segure o botão no motor por 5 segundos, o gateway solicita que a conexão seja bem-sucedida.
  5. Nomeie o produto e especifique a sala na qual ele está localizado. A primeira configuração de tempo também executará automaticamente a configuração de posição, informe ao motor o comprimento da pista e o status e a posição de abertura e fechamento da cortina.

O Aqara B1 suporta boom e cortinas de lança dupla. O motor também pode ser instalado nas duas extremidades da cortina para que os usuários possam ajustar a pista de instalação de acordo com a situação real. Se forem necessárias cortinas de privacidade e cortinas de sombra separadas, dois motores separados precisam ser configurados. Se você precisar de uma pista em forma, precisará entrar em contato com o Atendimento ao Cliente da Aqara, embora isso seja para clientes na China, é claro.

O Aqara Cube pode ser usado para controlar as cortinas, embora o Cubo não seja compatível com o HomeKit
Você também pode usar o mini switch sem fio Aqara, será exposto ao HomeKit

O Aqara B1 suporta acesso total ao controle inteligente Mijia, suporta ligação com equipamentos Mijia, pode utilizar o cubo Aqara para trocar cortinas, e também pode usar o controle de voz através do assistente / alto-falante virtual Xiaoai. Claro, você também pode definir a cena do gatilho, para que Mijia abra automaticamente a cortina quando chegar em casa, ou você pode fechá-la automaticamente quando sair.

Além disso, o Aqara B1 suportará o acesso ao Apple HomeKit e também será facilmente controlado pelo Siri e vinculado a outros dispositivos HomeKit. Em comparação com a Mijia, o aplicativo da família da Apple conta com o suporte original a ambientes ecológicos da Apple. É mais fácil compartilhar o controle com a família com base no fato de o iPhone da família entrar no local designado. (Atualmente, os clientes de crowdfunding precisam aguardar a aprovação da certificação da Apple antes de poderem acessar o Apple HomeKit por meio da atualização da OTA).

O tamanho menor, o invólucro de metal e o design de produtos no estilo Aqara, fazem deste produto uma excelente atualização para o modelo atual. Com o apoio futuro do Apple HomeKit e o suporte existente através do Mi Home, existem muitas opções. Mesmo que você queira apenas arrastar e soltar as cortinas, o Aqara B1 irá abrir ou fechar automaticamente quando detectar que o usuário está puxando as cortinas. Com uma variedade de métodos de fornecimento de energia, mesmo que a casa antiga seja remodelada, ou quando a decoração não é levada em consideração, o motor B1 com sua bateria de lítio, com 6 meses entre ciclos de recarga, permite que os usuários superem a maioria obstáculos.

Devido à bateria de lítio incluída, o Aqara B1 ainda pode abrir ou fechar arrastando suavemente a cortina, mesmo em caso de falta de energia. Enquanto isso é ótimo se houver uma falha de energia, isso ainda significa que se você tiver quaisquer automações que usam um dispositivo para controlar as cortinas, como o Aqara Cube ou Mini Switch mencionado acima, elas não funcionarão, como o hub Aqara, que ele se baseia em energia permanente, transmite instruções entre dispositivos e, assim, esse link é interrompido enquanto o hub está off-line.

Author: bruno marques

Nerd , fã da apple/xiaomi e no tempo livre escrevo esse blog e brinco com automatização residencial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *