Review Aqara: Sensor de Vibração

A menos que você esteja vivendo no planeta ‘Samsung SmartThings’, você quase certamente estará ciente da recente incursão da Aqara no HomeKit, com seu Hub habilitado pelo HomeKit, que por sua vez expõe muitos de seus sensores e switches ao HomeKit. Embora muitos desses sensores sejam uma tarifa razoavelmente padrão para os usuários do HomeKit, esse dispositivo em particular que estamos observando hoje é um campo de “padrão” ligeiramente esquerdo; o sensor de vibração Aqara. Este é um dispositivo que detecta movimento, mas não o movimento externo da forma típica que um sensor PIR faria, em vez de detectar movimento interno, portanto, se o próprio dispositivo se mover, ele reportará ou acionará e automatizará, por exemplo. Vamos aprofundar o que é capaz depois, mas, por enquanto, como qualquer grande história, vamos começar no começo …

Frente da caixa
Parte traseira da caixa
Lado da caixa explicando usos
base da caixa com especificações
topo da caixa com logotipo Aqara
Outro lado da caixa

Como Aqara está entrando no território do HomeKit, para o qual, indiscutivelmente, os EUA são atualmente o maior mercado, eles aumentaram as participações no departamento de embalagens. Longe vão os dias de caixas brancas, sem graça, com pouca ou nenhuma informação. Agora recebemos embalagens de cores mais robustas, tornando toda a apresentação muito mais, bem apresentável! A embalagem para este item específico é projetada para o mercado asiático, portanto, nesse caso, ele tem o nome e a descrição em chinês tradicional e simples junto com o coreano, embora o manual tenha mais idiomas. A frente exibe o produto, com a parte traseira exibindo um caso de uso típico (anexado a uma janela). Os lados são bem mínimos em termos de informações, e a parte inferior e superior apresentam o logotipo e as especificações básicas, respectivamente.

Sensor fora da caixa, mantido no lugar
Conteúdo do pacote

Uma vez aberto, você pode ver que o dispositivo está bem protegido e mantido no lugar para não danificá-lo em trânsito. O conteúdo da caixa inclui o sensor, um manual e uma etiqueta adesiva sobressalente, caso você queira realocar o dispositivo, se você já o tiver colocado em algum lugar. Os dispositivos vêm com um adesivo já anexado na parte traseira do dispositivo. O manual é bastante abrangente, dando instruções ao usuário em inglês, chinês tradicional e simples, alemão, francês, espanhol, russo, japonês e coreano, portanto, os idiomas são outra melhoria aqui, de manuais anteriores apenas em chinês. Todas as mudanças muito bem vindas.

Frente do sensor com ícone e indicador LED
Parte traseira do sensor, com adesivo autocolante
parte superior do sensor, com botão de reset

O dispositivo em si é realmente minúsculo, aproximadamente 50% menor que o seu Mini Switch sem fio, portanto, 36 x 36 x 9 mm (1,42 x 1,42 x 0,35 pol). Nesse tamanho, ele pode ser usado em alguns locais discretos, que serão abordados posteriormente. A frente é simples o suficiente, exceto pelo ícone para se distinguir de outros sensores – linhas onduladas indicando vibração neste caso – junto com um pequeno orifício com um indicador LED dentro usado apenas para fins de emparelhamento ou reinicialização. O LED não pisca quando o movimento é registrado. A parte traseira do dispositivo tem a entrada para o compartimento da bateria, aberta com o uso de uma moeda ou algum outro objeto similar, embora não seja fácil de abrir, e com a parte traseira de plástico sendo um pouco flexível, é É fácil “enfiar” a ranhura, dificultando bastante a abertura. Se ele estiver preso a uma superfície, com o círculo adesivo incluído, a abertura é uma doddle, com apenas uma leve torção do corpo do dispositivo para abrir o compartimento da bateria. A parte superior do dispositivo tem um botão simples que serve apenas para emparelhar ou redefinir o dispositivo. O sensor usa uma bateria do tipo moeda padrão CR2032, que deve fornecer de 6 a 18 meses, dependendo do uso.

Sensor de temperatura e sensor de vibração

Como você pode ver, Aqara foi com o mesmo fator de forma tanto para o sensor de temperatura quanto para o sensor de vibração, com as únicas diferenças externas sendo os ícones e uma série de ripas na base do sensor de temperatura.

Como isso é chamado de ‘Sensor de vibração’, é bastante óbvio que ele deve detectar a vibração, mas pode realmente fazer mais. junto com vibrações sensoriais do tipo podem ser causadas por um baque súbito de um objeto atingindo a superfície em que este dispositivo é colocado, ele também pode detectar quando ele foi inclinado, e pode até mesmo detectar quando ele foi descartado. A opção de inclinação provavelmente seria mais adequada para ser usada com uma caixa com tampa que possa conter objetos de valor; você anexaria isso à parte de baixo da tampa, e se alguém abrisse a caixa, o sensor de inclinação seria acionado. Eu sei o que você está pensando – se isso é para deter um ladrão, por que eles não pegam a caixa inteira? Bem, sim, eles poderiam fazer isso, mas eles ainda teriam que manter o nível da caixa de modo a não acionar o sensor de inclinação, ou eles teriam que andar na ponta dos pés suavemente para não acionar o sensor de vibração. Nenhum dispositivo de segurança será 100% à prova de adulteração, mas isso é uma boa adição ao seu arsenal de dispositivos de segurança, eu diria. Assim, o sensor de inclinação e vibração é coberto, o que apenas deixa o sensor de queda. Eu posso ‘pensar em um caso de uso para isso no momento, mas ele deve funcionar em conjunto com os outros sensores de uma maneira ou de outra, e possivelmente poderia ser usado de maneira semelhante (se mais rudimentar) à nova opção de detecção de queda na Série 4 Apple Watch, você deve estar carregando um desses sensores no bolso. Eu não testei este cenário em grande medida, então eu não posso realmente recomendá-lo como uma maneira genuína de detectar uma queda.

NOTA: Eu não vou entrar na instalação do dispositivo em nenhum detalhe real, já que o procedimento é o mesmo para todos os dispositivos Aqara sendo emparelhados com o hub, o procedimento para o qual é coberto no artigo ‘Aqara Hub’ , mas é seguro dizer que é realmente fácil, com a instalação começando com o emparelhamento com o hub Aqara, que então expõe o dispositivo ao HomeKit.

Uma vez que o sensor é instalado através do aplicativo Aqara, ele aparecerá no aplicativo Home como um simples sensor de movimento. Esta é, infelizmente, uma limitação do HomeKit, parece, não apenas o aplicativo Home, como até mesmo em aplicativos de terceiros, ele só aparece como um sensor de movimento. Parece que todos os três sensores reportam de volta ao HomeKit como um sensor de movimento padrão, então se você o soltar, inclinar ou estiver sujeito a vibrações, ele será acionado no aplicativo inicial como um evento de movimento. No entanto, ele tem esses recursos no aplicativo Aqara, portanto, se você quiser usar os três tipos de sensores para acionar outros dispositivos, poderá fazê-lo, desde que esses outros dispositivos também sejam produtos da Aqara. Esta é a limitação com o aplicativo Aqara quando se trata de automações e gatilhos. Ao contrário do aplicativo Home, o aplicativo Aqara pode ser automatizado para enviar notificações para você em todos os três sensores diferentes, para os quais as automações precisam ser criadas.

Sensor de vibração como um bloco no aplicativo inicial
Opções de sensor no aplicativo inicial
Opções de automação no aplicativo inicial

Uma peculiaridade sobre as configurações no aplicativo Aqara é que você pode definir a Duração do acionador para qualquer coisa de 1 minuto a 23 horas e 59 minutos, no entanto, supondo que essa configuração tenha sido feita para afirmar que nenhuma outra notificação será enviada para o mesmo evento de detecção do sensor o tempo definido, ele não parece se aplicar dentro do aplicativo Aqara. Então, se eu ativar um movimento de inclinação, receberei uma notificação no aplicativo Aqara e, posteriormente, poderei acionar os sensores novamente (qualquer um dos três disponíveis de fato) dentro da janela de duração do disparo e ainda receber notificações. Quando se trata do aplicativo Home da Apple, as regras de Duração do acionador parecem se aplicar, com apenas a primeira notificação de acionamento chegando, com os acionadores subseqüentes não informando e, supondo que você só acione o dispositivo uma vez em um minuto, o bloco do sensor será redefinido . Se esta intenção ou não, não tenho certeza, mas parece estranho ter isso no aplicativo Aqara, apenas para não seguir a regra que foi definida. Talvez seja apenas para o aplicativo Home, já que não há opção ao criar uma automação (como acontece com todos os sensores de movimento de sensores). Não há opções para definir os níveis de sensibilidade do sensor em qualquer aplicativo, embora a Aqara reivindique em seu website que existem diferentes níveis de sensibilidade disponíveis. Isso poderia ser um recurso futuro, talvez.

Telha do sensor de vibração no aplicativo Aqara
Opções de sensor no aplicativo Aqara
Diferentes tipos de movimento
Notificações que mostram os diferentes tipos de movimento detectados

No tempo em que testei o dispositivo, descobri que, ocasionalmente, a linha entre o tipo de movimento ocorrido é um pouco desfocada, portanto, por exemplo, se houver uma vibração grande o suficiente, isso poderia provocar um movimento de inclinação. Isso pode acontecer porque a vibração é grande o suficiente para mover o dispositivo de seu plano plano ligeiramente. O sensor de queda parece ser acionado especificamente quando é descartado. Essa confusão provavelmente não é tão comum em situações do mundo real, e mesmo se houvesse uma leitura errada de uma moção, você ainda receberia uma notificação, que é basicamente o que é. Dito isto, se você tem uma automação específica ligada a um tipo de movimento específico, isso pode ser um problema, mas isso não seria diferente de quando um sensor de movimento regular é acionado por uma sombra repentina causada por uma mudança na luz.

Em conclusão, eu diria que, embora eu ainda não tenha chegado a um uso para o dispositivo, isso me faz pensar em novos usos engenhosos (embora limitados) que eu possa ter para tal produto. A um preço tão baixo também, é certamente trabalho gastar um pouco de dinheiro apenas para o inferno dele.

Author: bruno marques

Nerd , fã da apple/xiaomi e no tempo livre escrevo esse blog e brinco com automatização residencial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *