Shelly Interruptor

O shelly é um pequeno interruptor assim como o sonoff, sua vantagem é que ele é bem menor que o sonoff o que ajuda e muito na hora de coloca-lo em lugares apertados, como uma caixa 4×2 por exemplo, outra grande vantagem é que ele permite manter os atuais interruptores físicos que já temos em casa.

Outra diferença em relação ao sonoff é que ele já vem preparado para troca de firmware ou seja, ele já vem com os jumpers expostos para conexão dos conversores ftdi, assim não precisa soldar nada!

Outra vantagem para quem usa outros integradores é que o modulo MQTT é nativo

Ele custa um pouco mais que o sonoff ((em torno de 9 euros), mais vale a pena, principalmente se o espaço na caixa de passagem é pequeno ou se pensa em trocar o firmware original do sonoff.

O que a Shelly 1 pode fazer?

O Shelly é basicamente um relé de controle remoto que pode controlar chaves de tensão da rede (por exemplo, interruptores de luz e tomadas), bem como chaves de baixa tensão (como uma porta de garagem ou um controlador de irrigação). A conexão WiFi e vários métodos de controle permitem fácil integração com switches e portas de garagem em seu smarthome.

A interface web permite controle detalhado do relé. Você pode configurar agendamentos, temporizadores e definir configurações de segurança (como permitir acesso à nuvem ou MQTT). Observe que, se você ativar o MQTT, deverá desativar o acesso à nuvem.

Você também pode especificar o tipo de entrada de botão que o relé está recebendo (por exemplo, alternar ou momentâneo) para a máxima flexibilidade da compatibilidade do interruptor de luz. Atualizações de firmware, reinicializações, estado de ativação padrão são todos controláveis ​​pela interface da web.

Shelly 1 interface web
Interface Web Shelly 1

Integração com smarthomes

A API REST e o MQTT são extremamente úteis para integração em plataformas smarthome. A maioria dos hubs smarthome pode controlar facilmente os principais recursos do Shelly 1 usando esses protocolos. O suporte a MQTT é mais limitado, permitindo apenas status e controle do estado on / off do switch. No entanto, isso geralmente é todo o controle necessário.

Outra forma de integração fácil com outras tecnologias de automação residencial é o suporte pronto para o Tasmota. Os pinos GPIO são facilmente acessíveis. Eu não encontrei uma necessidade para o firmware personalizado piscando agora que isso suporta MQTT. Os integradores já familiarizados com o Tasmota, no entanto, podem preferir fazer o flash do firmware, pois ele fornece um conjunto de recursos mais robusto.

Em breve colocarei um tutorial de como instalar um firmware compatível com apple homekit no interruptor.

Um diagrama básico de instalação

Shelly 1 Relay wiring diagram


Considerações finais

O Shelly 1 é uma ótima ferramenta para ter no seu arsenal. É pequeno, versátil e acessível. Até agora tem sido confiável. Se você estiver interessado no Shelly 1, você também deve dar uma olhada nos outros dispositivos Shelly, incluindo:

  • Shelly 1PM – Como o Shelly 1, mas também monitora o uso de energia
  • Shelly 2 – Relé duplo com monitoramento de energia (controle de 2 luzes ou garagens ou…)
  • The New Shelly 2.5 – Uma versão mais recente do 2 com relé duplo com monitoramento de energia
  • Shelly 4 Pro – 4 relés com monitoramento de energia
  • Shelly RGBW2 – Controla tiras de luz LED

Acesse a loja oficial para venda.

Author: bruno marques

Nerd , fã da apple/xiaomi e no tempo livre escrevo esse blog e brinco com automatização residencial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *