Sonoff Basic – Trocando o firmware original

Neste tutorial irei ensinar como trocar o firmware original do sonoff para um firmware com suporte a Apple Homekit.

Para integrar nativamente sonoff ao homekit sem precisar do homebridge, precisaremos alterar o firmware padrão, temos algumas alternativas de firmware na internet, neste artigo irei falar de algumas delas.

Sonoff Homekit (https://github.com/Gruppio/Sonoff-Homekit)
Dispositivos compatíveis.
Sonoff BasicSonoff SlampherSonoff S26

Existe um outro firmware chamado – RavenCore, o bom deste firmware é que ele permite uma gama muito maior de dispositivos sonoff assim como algumas configurações avançadas utilizando o aplicativo Eve

O processo para trocar o firmware não é uma tarefa fácil para muitos pois envolve solda, pinos, comandos, porém com um pouco de paciência e leitura é possível ser feito.

Para isso precisaremos de alguns componentes eletrônicos e alguns softwares, Vou deixar abaixo o que precisei não estou ganhando comissão da loja, mais pelo menos fica mais fácil para comprar tudo no mesmo lugar!

Normalmente o pessoal solda alguns pinos no sonoff para fazer o flash, como eu não tenho a mínima prática para solda, resolvi usar apenas os jumpers sem solda mesmo.

  1. Módulo Conversor FTDI FT232RL USB/Serial (esse é o cara responsável por fazer seu computador falar com o modulo do sonoff)
  2. Cabo Mini USB 2.0 V8 – 1,80m
  3. Kit Jumper Premium 20cm – Macho / Fêmea (cabos utilizados para conectar o modulo conversor na placa sonoff)

Bom o primeiro passo é desmontar o sonoff ele vai ficar com essa aparência.
depois precisamos identificar os pinos que iremos ligar o nosso modulo conversor, que são eles.

alt text

Próximo passo é conectar os jumpers (cabos) entre o sonoff e o conversor mantendo a seguinte ordem. Lembre-se como não estamos utilizando solda, evite de mover a placa na hora do flash para não gerar nenhum problema.

Importante o modulo conversor tem duas tensões 5v e 3.3v , não conecte na 5v , pois você irá queimar seu sonoff.

sonoff 3.3v ————–> conversor 3.3v
sonoff gnd —————> conversor gnd
sonoff tx ——————> conversor rx
sonoff rx ——————> conversor tx

Pressionando o botão do sonoff conecte o conversor na porta USB do seu computador, aguarde 5s antes de soltar o botão, assim o sonoff irá inicializar em modo flash.

Para enviar o firmware ao sonoff existem alguns softwares como esptool que roda tanto em linux quanto windows e mac, porém o site HomekitItalia fez um software para windows que facilita muito a vida. Chamado Homekititalia flasher v1.0

Com ele você pode fazer o backup fo firmware original, instalar o tasmota, instalar o ravencore, tudo de forma bem mais simples, abaixo um video de como utilizar o software


Após o upload do novo firmware basta configurar o sonoff que estará pronto para ser utilizado com o apple homekit de forma nativa.

Em breve irei escrever tutoriais de como trocar o firmware de outros sonoff como por exemplo o POW R2, o Sonoff 4CH pro, e claro dos interruptores T1.

Author: bruno marques

Nerd , fã da apple/xiaomi e no tempo livre escrevo esse blog e brinco com automatização residencial

2 thoughts on “Sonoff Basic – Trocando o firmware original

  1. OLA AMIGO!! instalei o homekit italia e quando tento abrir esta dando erro ( tentei em 3 computadores diferente) sabe o por que ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *